cerveja dos reis amsterdam arendsnest

#32 – Amsterdam – Arendsnest

Arendsnest! Como contamos no último post, foi aqui que, 12 meses atrás, nossa viagem começou a ser planejada. Chegamos ao hotel por volta de meio dia e, apesar do cansaço, estávamos com fome e morrendo de vontade de ir para o centro de Amsterdam. Na pressa, pegamos um ônibus até a estação central sem antes baixarmos o mapa ou marcarmos qualquer ponto de localização. O jeito foi confiar na memória e passear pelos canais até encontrarmos nosso bar.

cerveja dos reis amsterdam arendsnest

O Arendsnest é um bar muito peculiar. É relativamente pequeno, decoração à moda antiga, com luz baixa, madeira, alguns espelhos, pias e torneiras de bronze. Os garçons dificilmente saem de trás do balcão. Se você quiser uma cerveja, é melhor ir lá pedir ou sentar de uma vez no balcão, opção de quase todos os clientes que abrem mão das mesinhas que ficam à beira do canal. Além de conhecerem muito bem cada cerveja que servem, são extremamente meticulosos com limpeza: lavam copos, secam o balcão, enxugam as torneiras de chope o tempo todo. A casa tem mais de 40 torneiras, apenas de cervejarias holandesas, e algumas garrafas. A comida lá não é o forte, eles servem apenas tira-gostos como amendoins, conservas, porções de queijos holandeses (deliciosos) e embutidos (uns salames locais bem gordurosos e saborosos).

 cerveja dos reis amsterdam arendsnest

cerveja dos reis amsterdam arendsnest

cerveja dos reis amsterdam arendsnest

cerveja dos reis amsterdam arendsnest

O tempo que ficamos em Amsterdam passamos várias vezes por lá, pois ficava no nosso caminho para o hotel. Acabamos nos habituando a sentar no balcão e ficamos conhecendo os garçons mais frequentes. Um detalhe legal sobre o bar (e sobre sentar no balcão): os garços não se importam em oferecer aos clientes “provinhas” das cervejas que servem, principalmente quando você pede uma recomendação de cerveja para beber. Nessas idas e vindas experimentamos várias cervejas locais.

cerveja dos reis amsterdam arendsnest

Northen Farm Eagle (Saison colaborativa da Noordt com a Morebeer): dourada, limpa, aroma predominantemente frutado, corpo médio-baixo, amargor destacado. Boa, mas o amargor de lúpulo podia estar mais equilibrado.

Neptunes Trident (Cervejaria Pontus): é apresentada como uma “strong blond”, mas em tudo lembra uma tripel belga, com a diferença do forte aroma floral, possivelmente de lúpulos alemães. Ótima cerveja!

Saison (Cervejaria Noordt): dourada, um pouco turva, aroma levemente adocicado, frutado e floral. Na boca, dulçor e amargor bem equilibrados, sabor frutado e floral. Me lembrou muito nossa Saison Dos Reis que ganhou medalha de prata no concurso nacional deste ano.

Lente Ysbock (Gulpener): Eisbock é, literalmente, uma cerveja bock congelada, concentrando o sabor maltado e o álcool. Essa Gulpener é âmbar, brilhante e cristalina. Aroma e sabor complexos de malte: castanhas, frutas secas, caramelo. Bastante encorpada, mas bem equilibrada. Muito boa.

cerveja dos reis amsterdam arendsnest

cerveja dos reis amsterdam arendsnest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *